terça-feira, 29 de janeiro de 2008

VEREDAS DA SERRA


VEREDAS DA SERRA

( Gracinda Calado)


Quem vai a Baturité subindo a serra, depara-se com uma vista maravilhosa.
O desfiladeiro das montanhas se estende formando uma cadeia de verde de todas as tonalidades.
O caracol das estradas oportuniza a gente deslumbrar os caminhos que passamos além das belezas tropicais entre os frutos e as flores que enfeitam as estradas.
Quanto mais subimos a serra mais vistas espetaculares se descortinam em nossa frente.
Aqui e acolá quedas de águas transparentes saltam aos nossos olhos como véus de noivas. Continuando a subir a serra, encontramos vendedores de frutas nas estradas vendendo seus produtos: siriguelas, sapotis, cajaranas, cajás, mangas, laranjas, tangerinas, bananas, jacas, enfim uma variedade enorme de frutas.
Várias mansões aparecem como também clubes e hotéis de veraneios. O ponto alto é Remanso hotel de serra, a pousada das flores e outras.
Algumas pousadas se instalam no meio da serra, em lugares de difícil acesso, em contato permanente com a natureza, lá se pratica ‘trilhas’ e a mata é muito fechada.
Encontramos sítios e canaviais que fabricam aguardente e outras bebidas.
Na região dos canaviais encontramos engenhos onde se fabrica rapadura, alfenim e melaço. A produção vai toda para o consumo da cidade e da capital. Dizem que agora já exportam esses produtos para vários países, com sabores e essências de frutas.
Baturité é a capital do maciço do mesmo nome. Fica distante de Fortaleza uns 98km.


Nenhum comentário:

Postar um comentário