segunda-feira, 8 de outubro de 2007


UM PASSEIO EM NORONHA
(Gracinda Calado)

Para se chegar a Fernando de Noronha, convém saber que só se vai por mar ou de avião.
A viagem de navio é uma aventura maravilhosa!
Ao entrarmos na embarcação somos logo identificados com números de nossa cabine.
Seguem-se as instruções marítimas em casos especiais, ou ocorrências desastrosas em alto mar, como afundamento, ou outros casos fatídicos.
O navio oferece acomodações para 600 ou mais passageiros, com conforto impecável e assistência e atendimento 24horas para todos.
Durante a viagem são oferecidas opções de divertimentos de todos os tipos e gostos, tanto para pessoas da média idade, quanto para jovens ou crianças.
Impressionantes são as vistas costeiras que desfilam em nossos olhos, desde o momento que saímos do cais do porto de Fortaleza. Enquanto o barco singra pelos mares a costa vai desaparecendo, até perdermos tudo de vista.
Em cada porto, como Natal, Recife, deslumbramos ocasiões pitorescas de bordo, enquanto o navio singra pelo mar afora.
Ao chegar próximo à ilha de F. de Noronha, deparamos com um quadro imaginável em que a natureza parece que vem ao nosso encontro, e apreciamos aquele espetáculo maravilhoso entre as ilhas que formam o arquipélago!
O sol aos poucos vai saindo de dentro do mar, precisamente às cinco da manhã. Logo o céu todo se ilumina, e o prateado das águas cristalinas ilumina toda a ilha.
Toda a população do barco se agita em vozes e espanto por aquele momento de especial grandeza.Alguns tiram fotos, outros filmam aquela paisagem de espetacular beleza, enquanto outros ficam ali imóveis a contemplar a natureza no seu virginal despudor gratuito para todos os espectadores curiosos.O barco ancora em longa distancia da costa. De longe apreciamos as belezas naturais da ilha, os rochedos milenares, as embarcações que aportam ou as que vão para a praia. No dia seguinte à nossa chegada, vamos para terra firme conhecer as praias e saborear a moqueca de peixe e o saboroso camarão da ilha.Durante o passeio de lancha percorremos os lugares mais exóticos e incríveis do mar, em torno da ilha, em mar aberto e mar fechado, como a pousada dos golfinhos, que teimam em nos acompanhar na jornada. Enquanto a pequena embarcação pára , para as fotos, é hora do banho e dos mergulhos dos mais audaciosos.A água cristalina nos proporciona visualizar os golfinhos e os grandes peixes que fazem festa para nós. Chegamos na praia e o banho naquela água quentinha, transparente, deleitamo-nos alguns minutos em parceria com o sol forte da ilha. Depois o passeio de bugre pelas estradas e ruas rústicas da ilha de Noronha.Paramos para o almoço, depois as compras de souvenir e outras lembrancinhas. O sol já está desmaiando, quando tomamos um barco e voltamos para o navio que nos espera com uma fantástica festa com artistas consagrados no Brasil e no exterior. A noite promete...Amanhã é outro dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário