sexta-feira, 19 de outubro de 2007

COMO SÃO BELOS OS LIVROS!


COMO SÃO BELOS OS LIVROS!
( Gracinda Calado )

O que mais me encanta e sempre me encantou são “os livros”.
Livros são cheios de vida, pequenos ou grandes, coloridos ou pretos ou brancos, têm os seus mistérios.
Quando eu era pequena sonhava com o inicio das aulas para abrir os meus livros.
O meu livro de leitura era muito especial. Ficava eu a olhar aquela capa enfeitada de borboletas azuis e amarelas, voando em cima das flores e eu até podia sentir o seu cheiro.
Contava todas as páginas e as lia de trás para frente tão grande era minha ansiedade de ver seu final.
Passava assim muitos dias namorando aquele compêndio mágico misterioso, onde dali iriam sair bonitas histórias, de reis e de rainhas, de animais que falavam, parábolas e contos de fada.( A melhor parábola foi a do semeador ).
Aquelas leituras me fascinavam de um certo modo que eu não esquecia de nada que o livro me dizia, não me preocupava com os erros que eu cometesse de ortografia pois a história para mim era a coisa mais importante. Contava história para meus pais e meus irmãos na hora do almoço, na hora do jantar, e misturava o real com a fantasia. Muitas vezes eu mesma não sabia onde havia lido aquela história.
Mergulhava na pequena biblioteca de meu pai á procura de algo novo, de leituras extraordinárias, de devaneios, de fantasias, somente as encontrava nos livros velhos já desbotados pelo tempo, mas eu não me incomodava com isso.
Na biblioteca da escola já no ginásio, tive o privilégio de estudar em colégio de freiras salesianas, lá sim, me alimentei de verdade de tantas leituras.Enchi a alma de prazer.
Muitas vezes me emocionava, chorava, sorria, refletia sobre alguns temas e me transportava para além dos sonhos
Lembro-me que por merecimento de boas notas no boletim mensal, ganhei um livro cujo título era:HOMEM ALGUM É UMA ILHA de Thomas Merton, inquietei-me.
Que maravilha! Que presente sensacional!. Até hoje o tenho guardado.
Concordo com Monteiro Lobato que disse que “ um país se faz com homens e livros”.
Sou professora e aos meus alunos não dispensava de adotar um bom livro de leitura, principalmente de autores brasileiros.
Quem ler envereda por caminhos desconhecidos mas nunca impenetráveis, sonha e vive a realidade que alimenta o sonho, alimenta a alma e fortifica o corpo e o cérebro vazio.
Os livros fazem parte da minha vida, não importa o tempo que levo para devorá-los, abraçá-los, acariciá-los, bebê-los, namorá-los, são meus companheiros inseparáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário