quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

COISAS DA MINHA TERRA (ENGENHOS)


COISAS DA MINHA TERRA
( Os engenhos)

Gracinda Calado

Minha cidade natal, Baturité fica ao pé da serra do mesmo nome de onde vem uma grande contribuição econômica para nosso estado-Ceará. As maiores produções são de bananas, cana de açúcar e café.
Há dez anos atrás foi a maior produtora de café do nordeste brasileiro.
Com a produção de cana, fabricam-se a rapadura, o melaço, alfenim, e a cachaça.
Nos períodos de safra alguns engenhos de cana trabalham dia e noite para dar conta da produção desses produtos.
Quando eu era garota passava minhas férias na serra em tempos de colheita de café e de moagem da cana. Levava meu tempo olhando o trabalho pesado dos operários nos engenhos até sair o produto que era o mais gostoso: o caldo de cana saboreado no próprio engenho ou em cima da bagaceira da cana que era jogada ao lado.
O mais curioso daquela época era ver as juntas de bois puxando a moenda para espremer a cana e jogar o caldo no caldeirão, para fazer o mel. Do mel, a rapadura deliciosa de coco ou com gengibre, de castanha ou natural.A sobra do mel fazia-se a batida com temperos de cravo, erva doce e gengibre. Uma especialidade da boa cana caiana.
Em outras épocas de férias assistia a colheita do café que era feita em grandes cestos de cipós, amarrados à cintura, para se usar as duas mãos na colheita dos grãos nos galhos mais difíceis. Os grãos eram vermelhos como pitangas e perfumados como morangos. Depois eram trazidos aos terreiros que chamavam de “ faxinas” para serem secados ao sol. Aqueles frutos eram “virados” duas vezes por dia (espalhados).Quando estavam completamente secos eram levados para descascar (os grãos) em uma moenda artesanal, dali ensacado e levado para torrar e moer até sair o produto final em nossas mesas no café da manhã.
Hoje usam máquinas modernas e motores para fazer o trabalho das juntas de bois, para descascar, e moer.
A produção de bananas é trazida para CEASA vendida pelo preço estabelecido.
As rapaduras são vendidas por produção na época da moagem ou negociada toda produção na Ceasa. O café é vendido também na Ceasa ou negociado para os grandes centros do país.
Minha terra tem dessas coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário