quinta-feira, 15 de novembro de 2007

LIBERDADE BRASILEIRA


LIBERDADE BRASILEIRA
Gracinda Calado

Hoje é o aniversário da República do Brasil.
Lembrando meus tempos de colégio, lembro-me de Proclamação da liberdade brasileira.
Naquela época eu acreditava que o Brasil era livre, realmente.
Com o passar dos anos, e o aprofundamento das lições, fui mudando de opiniões a respeito de nossa história. Será que nos ensinaram uma coisa e a coisa é outra?
Que visão de liberdade temos hoje em nossa Pátria com essa República que há tantos anos foi proclamada? A resposta está em nossos olhos, em nossa cara, em nossa vida, em nossa família, nosso povo.
Nossa forma de governo, nossa democracia, não saíram dos primeiros passos, ainda engatinha, pelas mentes sedentas de história e liberdade.
Às vezes acho que nosso povo pensa que liberdade é sair por aí brigando, fazendo baderna, assaltando, matando por nada, desrespeitando os mais velhos, batendo em nossos irmãos mais pobres, excluindo os mais miseráveis e desafortunados desta terra republicana.
Liberdade é saber usar e respeitar os direitos dos outros, respeitar a Constituição, fazer valer os seus direitos de brasileiro, conhecer os limites de seus direitos e do outro. Viver em paz com todos, como irmãos. Pena o nosso patriotismos ter perdido o verdadeiro sentido.
Somos obrigados a pensar diferente, pois o que se apresenta em nossos olhos no dia a dia são casos vergonhosos de verdadeiras prisões. O povo brasileiro digno, trabalhador não tem mais direito de viver livre. Suas casas tornaram-se verdadeiras prisões em grades fortificadas contra os marginais e assaltantes profissionais. O mais triste é que ninguém faz nada para por fim essa situação, que já virou rotina em nossas vidas.
Salve a Republica Brasileira, salve, socorro, salve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário