domingo, 7 de setembro de 2008


INDEPENDENCIA OU MORTE!
Gracinda Calado

Em outros tempos dominados pela ditadura militar, os desfiles criavam alma nas ruas das cidades. Eram militares e estudantes disputando o espaço público em todos os lugares. Bandeiras e coloridos verde- amarelos dominavam o corpo das grandes avenidas acompanhados de interessantes dobrados.
Os pelotões puxavam seus contingentes e a marcha criava raízes no chão desse país.
Lembro-me dos desfiles que participei em pleno sol das 11: h00,no dia 7 de setembro, o suor escorria em todo o corpo e ninguém reclamava o ‘mal estar’.
O que fizeram com as lembranças daqueles jovens que dedicavam suas vidas pela pátria! A noção de patriotismo era muito forte e alimentada pelas forças armadas como se fossemos nos preparar para alguma guerra em defesa de nossa pátria.
Hoje, calam-se as bandas de músicas, mudam-se as cores para vermelho ou branco, os jovens não sabem porquê o dia da Pátria é 7 de Setembro! Fecham-se as portas das escolas, emudecem os hinos e a independência ou morte só existe nas favelas nos tiroteios dos traficantes, atrelados até os dentes de armas e poderosas munições.
Quem fez tudo isso com nosso povo? O que fazem agora com a nova juventude?
O que fazemos nós com nossos votos? Estou cansada de votar errado. Não sei se por não saber ou por não ter em quem votar!
Enquanto isso imploramos por independência e não a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário