domingo, 25 de maio de 2008

MÊS DE MAIO


MÊS DE MAIO
Gracinda Calado.

As maiores recordações do mês de Maio, eu as tenho de Baturité.
Quando era nesse mês, corríamos todos às novenas, para reverenciar N. Senhora Auxiliadora, mãe e mestra da igreja católica.
Minha formação religiosa agradeço-a as irmãs salesianas , onde por quatorze anos recebi seus ensinamentos fiéis, verdadeiros e seguros do evangelho de Jesus Cristo.
Era um mês especial, de orações, de flores, novenas, e procissões.
Sempre a cada ano aprendíamos cânticos novos, lindos, ao piano, tocados pelos dedos mágicos de Ir. Nazaré Teixeira, uma cabeça genial, uma compositora completa de letras e músicas. Bebi naquela fonte a água viva da vida. Assisti de perto minha adolescência entregando-se à idade adulta numa tranqüilidade perfeita.
Os festejos na igreja, as comemorações em salas de aulas, as ofertas de flores e as encenações da vida de Maria e Jesus menino, eram coisas que me emocionavam bastante.
Até hoje penso o quanto aquelas freiras me fizeram bem!
Como fui feliz ao lado delas! Não mediam esforços em nos atender com alegria ou resolver qualquer problema que nos afligisse no momento.
O meu coração dispara quando penso e revivo o tempo maravilhoso que passei, uma longa parte da minha vida a receber as instruções e educação de minhas saudosas professoras.
Lembro-me de irmã Nazaré Nóbrega, com uma voz maravilhosa, uma educação finíssima, amável criatura. Sua voz no mês de Maio se ouvia todos os dias como a voz dos anjos! Outras, como ir. Noemi, ir. Mazé, ir. Antonieta, ir. Madalena, ir. Júlia, ir.Inácia, ir. Carmem Bacilar , ir. Zoé e a incondicional ir. Joselita. Todas elas merecem todo meu carinho e apreço.
Nossa Senhora Auxiliadora minha querida madrinha, minha rainha gloriosa e amada, celebrada no dia 24 de Maio com muitas festas e muitas flores, me deu a força para até hoje suportar as adversidades da vida. Toda confiança que eu tenho nela devo às minhas queridas e saudosas mestras de um passado um pouco distante, mas muito perto do meu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário