segunda-feira, 12 de maio de 2008

LEMBRANÇAS


LEMBRANÇAS
(Gracinda Calado)

O dia amanheceu chovendo. Uma chuva fina persistente.
Da minha janela de braços cruzados olho para a rua que parece escura em plenas sete horas da manhã.
Muitos projetos foram de água a baixo como a chuva que cai sem parar.
O dia amanheceu triste como os olhos de Maria mãe de Jesus no calvário.
Talvez sejam meus olhos que estão tristes assim.
Nessa quietude lembro-me da minha cidade, em dias como esse, calmo, escorregadio, nebuloso como os pensamentos dos homens.
Minha vontade é de tomar um gostoso café, perfumado como os cafezais de minha terra.
Quando era dia de chuva, ficávamos todos ao redor da mesa para saborear um gostoso chocolate ou um chá de canela, acompanhados de saborosos biscoitos feitos por minha mãe.
Vez em quando, olho a rua e a chuva que não pára, sinto arrepios de frio.
Na serra era assim também. Não tínhamos coragem de sair de casa, nem de tomar banho no rio que passava calmo como a tranqüilidade que se instala nessa hora.
Os pássaros estão encolhidinhos em qualquer árvore, esperam o sol sair para aquecer suas penas e irem em busca de alimentos para seus filhotes.
Nas ruas e nos bares, homens tomam vinho para aquecer um coração tristonho, ou fazer versos na intimidade desse dia triste.
Todos sabemos que não é próprio do nosso clima acontecer um dia assim, porém a natureza pouco a pouco está mudando como mudam os sentimentos das pessoas.
Aproveito para meditar e escrever. Meu alimento espiritual está nas entrelinhas dos meus versos tristes, confesso-me com Deus e abraço os anjos que me acompanham a todo instante!
À minha frente Jesus e do meu lado, meu santo preferido, São Francisco de Assis.
Espero a chuva parar, mas já sinto saudades desses momentos de solidão!
Minha alma chora ao ouvir uma canção antiga.
Paro para refletir sobre minha vida nesse momento especial, fortaleço-me pensando em meus pais. Tudo me enche de saudades, mas a vida é boa e sinto-me feliz assim pensando neles, nos seus exemplos maravilhosos e nas suas palavras de carinho e amor.
O dia promete uma calmaria e a alma enche-se de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário