terça-feira, 6 de maio de 2008

MEMÓRIAS DE BATURITÉ.


MEMÓRIAS DE BATURITÉ
Gracinda Calado

Recebi de meu amigo Mário Mendes Junior, conterrâneo de Baturité, um artigo muito interessante falando do ‘Café Central’ e sua história.
Fiquei feliz em recordar momentos inesquecíveis que passamos ali naquele lugar; minha geração toda se abastecia da dedicação dos seus proprietários num lugar acolhedor e simpático.
Mário comenta das iguarias e o famoso pão assado com nata, sentí o sabor do pão com uma boa xicara de café com leite em meus lábios!
O doce gelado (picolé) vendido na Sorveteria Rainha anexo ao Café Central era feito de fruta natural fresquinha e gostosa. Uma variedade enorme de iguarias.
A maior lembrança foi de um amigo muito especial, mais que irmão, guardado com muito amor, no meu coração. José Helder, o nosso querido Jacaré, que Deus o levou para sua glória.
Era uma pessoa daquelas que entre mil só uma prevalece à amizade, pela sua dedicação, sinceridade e consideração peculiar.
Jacaré era um anjo de Deus, sempre alegre e receptivo, e cordial.
Em todas as rodas de amigos de Baturité lembramos sempre o nosso saudoso Jacaré, filho e proprietário do Café Central e Sorveteria Rainha.
Fiquei emocionada ao ler o artigo do meu amigo Mário Junior o nosso Maninho carinhosamente chamado pelos amigos.Tomei a liberdade de colocar em meu blog para que meus conterrâneos leiam com carinho o seu artigo: 'CAFÉ CENTRAL'

Um comentário:

  1. Aliás a Gracinda Calado, grande escritora e historiadora, é minha conterrânea e amiga de todos da família Moreira Pinheiro. Era muito amiga de minha irmã Fátima Moreira Pinheiro, minha irmã, já falecida. Eu me lembro muito de todos os filhos do capitão Faraó, quando morava em Baturité, nos anos 40 e 50. Lindemberg e Cleto, dois grandes amigos das brincadeiras na Praça Santa Luzia e de outros que no momento não tenho lembranças. Deixei Baturité no começo de 1958 para vir morar em Fortaleza, e nunca mais vi nenhum dos filhos do capitão Faraó da Costa Calado, grande amigo de meu pai Joaquim Alfredo Pinheiro (o Quincas Pinheiro) grande amigo do capitão Faraó.

    ResponderExcluir