segunda-feira, 17 de março de 2008

COISAS DA MINHA TERRA(VIDA DA CIDADE)


COISAS DA MINHA TERRA
(Vida da Cidade)
Gracinda Calado


Viajando para Baturité, seguimos a estrada de rodagem rumo á serra de Guaramiranga e Pacoti, no alto do Maciço.
A viagem é agradável, principalmente quando passamos em Itapay e Antonio Diogo, pequenas elevações aparecem, alguns despenhadeiros onde passa a linha do trem rumo ao Crato. A visão é maravilhosa!
Chegando a Baturité nos deparamos com a estação ferroviária onde está exposta uma réplica da máquina a vapor, que fazia a linha Fortaleza-Crato. Ela levou o nome carinhoso de Laura 400. Fica no bairro Putiú.
Seguimos pela avenida D. Bosco, logo encontramos o colégio das irmãs salesianas de Maria Auxiliadora. É um colégio católico, cujo ensino é um dos melhores da cidade. As filhas de Maria Auxiliadora dedicam-se a formar seus alunos com uma formação moral e religiosa digna, como também prepará-los para o exercício da cidadania.
Na mesma rua temos o prédio dos Salesianos de D. Bosco, que em anos passados foi educador de rapazes, dentro da filosofia de D. Bosco. Hoje funciona uma escola pública.
Seguindo pela mesma avenida chegaremos à praça de Santa Luzia, muito arborizada, cujas árvores são ornamentações vivas em forma de animais e outras decorações.
Baturité é uma cidade que prima pela sua religiosidade e conhecida como a capital intelectual do Maciço. De longe avistamos o antigo colégio dos Jesuítas, no alto da serra, cuja arquitetura data do período colonial. Suas muralhas de pedra e cal desafiam a floresta ao seu redor.A beleza do verde se espalha por todo canto. Nas imediações encontramos uma estátua em tamanho natural , de nossa Senhora de FÁTIMA, no alto da serra abençoando toda a cidade. O caminho percorrido da cidade para a imagem da santa é feito em 365 degraus, em forma de via-sacra, onde em cada espaço há uma estação da paixão de Jesus, terminando na estátua da santa, no alto da serra.
Passamos pela igreja Matriz de N. Senhora da Palma, cuja arquitetura tem mais de 100 anos e guarda santos antigos da época colonial.
Em frente a igreja foi erguido um pelourinho em comemoração ao centenário da cidade, em 1961. Na mesma praça fica a Prefeitura , cujo prédio chamado Entre-Rios, de arquitetura secular, já foi palco de grandes momentos da história da nossa terra e do Brasil, pois lá autoridades de épocas remotas já foram recebidas em festas de grandes galas.
Tenho orgulho de minha terra.Ela é uma das mais importantes da história política do nosso estado, onde saíram de lá pessoas que se empenharam na política e na vida social do estado do Ceará.Como: vice-presidente, promotores, juizes, desembargadores, advogados, escritores, professores catedráticos no sul do país, médicos, engenheiros, uma gama enorme de pessoas de renomes no cenário político, cultural, como também religiosos como padres e freiras de congregações conhecidas internacionalmente.Por estas e outras coisas é que me orgulho de ser baturiteense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário