domingo, 9 de março de 2008

COISAS DA MINHA TERRA ( Dezembro)


COISAS DA MINHA TERRA ( Dezembro...)
Gracinda Calado


Mês de dezembro em minha cidade, Baturité, tudo parece mais florido com cara de primavera.
As praças enfeitadas de árvores seculares dão um aspecto de jardim em toda a cidade. As flores perfumam e enfeitam os bosques exalando ar puro.
As noites são mornas enquanto o vento frio do norte não passa. O clima é quente como o coração de seus habitantes. Baturité é uma cidade hospitaleira e aconchegante. No mês de
Dezembro festeja-se a santa padroeira da visão, santa Luzia. Sua devoção é secular.
Na praça de “Santa Luzia” armam-se brinquedos, olas gigantes, parques de diversões, enquanto os fiéis rezam suas orações e pagam suas promessas. O povo da minha terra tem uma devoção muito grande a essa santinha. As novenas são participativas e cheias de devoções. Pessoas que moram nos mais distantes lugares, enfrentam a distancia, o cansaço, o calor de dezembro e fazem peregrinações à santa Luzia, principalmente quem mora nas redondezas, nas principais cidades do Maciço. Depois da novena, as quermesses e brincadeiras. Tiro ao alvo, pescaria, maçã do amor, pirulitos caseiros enfileirados num tabuleiro, têm gosto de infância e juventude.Durante a festa da santa as mulheres saem nas casas recolhendo prendas para as quermesses.
Os leilões são muito animados e cooperados pelos filhos da terra e os que têm devoção.
Mês de dezembro na minha cidade é uma festa. Quando se aproxima o Natal de Jesus, em muitas casas encontramos lapinhas que contam a história mais antiga da cristandade: a história de Jesus, tudo feito artesanalmente e com muito bom gosto.
Quando eu era garota, ficava horas andando na cidade na companhia de minha mãe para ver as lapinhas, cada qual a mais bonita! Na manjedoura, a sagrada família, os animais que esquentavam as noites do menino Jesus e Maria sua mãe ao seu lado lhe dando carinho.São José carpinteiro, trabalhando com a madeira. Tinha também nesses presépios a estrela de Belém, os três Reis magos, os presentes do menino Jesus, e todo um contexto de uma história maravilhosa que era a história do nosso Salvador.
Noite de Natal, de 24 para 25 à meia noite, a missa do galo na matriz onde acorriam todos para cantar aleluia!!! E davam as boas vindas ao menino Jesus. Em muitos lugares havia a dança folclórica dos pastorzinhos de Belém. Também era a época em que todos nós entrávamos de férias e ficávamos mais desocupados para aproveitar as festas de dezembro! O pastoril era realizado em um teatro com grupo de crianças onde se contava a história dos pastores da noite e dos reis magos. Em dezembro se preparava o festejo para o dia de reis que acontecia no dia 6 de janeiro. O grupo de pessoas andava nas casas cantando e pedindo prendas passavam a noite em romaria pela cidade.Era muito animado e divertido.
Coisas da minha terra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário