quinta-feira, 21 de agosto de 2008

OS SENTIDOS


OS SENTIDOS
Gracinda Calado

Desde que nascemos somos movidos em grande parte de nossas vidas pelos sentidos.
Através da visão podemos ver as maravilhas que temos em nossa frente como o mar com seu verde esmeralda, o céu ou firmamento com seu azul de anil, as matas, as flores, os pássaros, as pessoas que amamos enfim tudo que se apresenta aos nossos olhos.

O olfato nos proporciona sentir o perfume das flores, as essências mais puras e raras da natureza. Com auxilio deste sentido somos impulsionados a lembrar de momentos que nos marcaram ao sentir o perfume de uma essência qualquer guardada e memorizada em nosso cérebro.

O gosto pelos alimentos responsabiliza o paladar pelos momentos de prazer que sentimos ao saborear um bom vinho, uma suculenta salada, uma boa macarronada e feijoada, identificamos todos os ingredientes que fazem de nossos alimentos um dos prazeres mais exóticos do nosso corpo.

Na audição, conseguimos identificar os mais simples e mais estranhos sons da natureza e do universo. Ela nos traz deleite e nos transporta em momentos de rara calmaria ao ouvir uma boa música. Través dela tem o prazer de ouvir o som da voz das pessoas que amamos, nos comunicamos com mais facilidade com as outras criaturas.

O tato, extraordinariamente é um dos maiores e mais importantes sentidos.
Através dele sentimos, tocamos os corpos e somos capazes de descobrir os objetos que se apresentam ao nosso redor, sentimos suas formas e temperaturas.
Todos os sentidos em grande uníssono foram estabelecidos pela perfeição de Deus ao criar o homem razão da existência do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário