segunda-feira, 14 de abril de 2008

COISAS DA MINHA TERRA. ( MÊS DAS FLORES)






COISAS DA MINHA TERRA
(MÊS DAS FLORES)




Gracinda Calado


Quem não conhece Baturité, é preciso ir até lá e se encantar com suas belezas naturais.
Especialmente no mês de Maio.
Mês de Maio das novenas, das coroações e das procissões de Nossa Senhora.
Mês de Maria Auxiliadora, onde aprendi a venerar N. Senhora e me encantar com suas dores.
Mês de Maio, na serra, as pacavilhas explodem em todos os lugares.
Às margens das estradas, cobertas de orvalho as avencas enfeitam o seu caminhar e as palmas e samambaias nossa vista alcança verdadeiras cortinas verdes, transparentes.
Enquanto o sol aparece tímido, o cheiro do café maduro solta odores refrescantes das suas frutinhas vermelhas.
No chão centenas de tipos de plantinhas rasteiras, de cores variadas, amarelas, brancas, azuis, vermelhas e lilases, enfeitam o chão como tapetes multicores.
O ar da serra é puro e suas árvores são majestosas, lindas de se ver.
As jaqueiras carregadas de frutos saborosos como mel, as mangueiras carregadas de flores e botões, prenunciam uma grande fartura.
As bananeiras exibem seus cachos de bananas amarelos como o sol, doces como o açúcar dos engenhos de cana.
O canavial se espalha altaneiro, onde se esconde uma abundancia de história do passado, dos negros e dos caboclos cearenses.
Mês de Maio, festa das flores: margaridas, rosas, azaléias, copos de leite, cravos brancos, pacavilhas, bougaris, avencas, miosótis, saudades, sorriso de maria e jasmins. Todos são nomes de flores que cultivam na região e no mês de Maio enfeitam os altares das igrejas.
É tradição em Baturité a festa das flores no clube principal da cidade, o Baturité Atlético Clube ( BAC), ou no clube do Banco do Brasil, (AABB).
São festas dançantes, com ornamentações belíssimas, naturais, com flores e muitas folhagens de samambaias, avencas e palmeiras ornamentais.
Como é de costume, uma jovem, rainha das flores é eleita para assumir a majestade de mais bela baturiteense, “rainha das flores”, e nessa festa participam pessoas de todos os lugares do grande Maciço de Baturité.
Mês de Maio para mim é especial, pois foi nesse mês que pela primeira vez vi a beleza dessa terra e senti os primeiros perfumes das flores da serra; minha terra natal, onde nasci para a vida e para o mundo, com olhos de natureza, nos braços de meus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário