terça-feira, 11 de setembro de 2007


SEMANA SANTA

Gracinda Calado


As manhãs eram fagueiras, deliciosas. O vento aparecia em forma de brisa beijando nossos cabelos. A casa era cheia de gente que passava pra lá e pra cá, sem canto certo pra ficar.
Quantos anos se passaram naquela casa ás margens do rio da minha infância! Na inquietação daquele dia ouvia-se a voz de minha mãe que não parava de falar na grande cozinha da chácara preparando o almoço do dia de Páscoa!
De longe sentia-se o cheiro do bacalhau com coco no fogão à lenha e os bolinhos de bacalhau no forno!
Na brincadeira daquele dia de festa fazíamos de conta que jejuávamos e mamãe fazia de contas que acreditava. A hora do almoço era mágica! O melhor vinho, a melhor comida, a melhor sobremesa e a maior alegria da família pois todos estavam reunidos para comemorar a ressurreição do salvador dos homens.
Depois do almoço novas brincadeiras, o banho de rio, enquanto esperávamos o sol declinar. À noite, as orações, e um ligeiro cansaço das movimentações do dia que passou!
Por que tudo mudou?
Hoje só tenho imagens e recordações fortes. Sinto cheiro, vejo cor,ouço as musicas que nos embalavam, ouço os gritos da garotada correndo solta pela casa inteira, a me chamar!
Meu pai, que figura maravilhosa! Abraçava a todos sempre com um sorriso nos lábios e no rosto a expressão da felicidade!
Nem me dei conta que o tempo passou! Nem me dei conta que estou só com minhas lembranças, que são só minhas e que levarei para sempre comigo aonde eu for. Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário