segunda-feira, 7 de março de 2011

O MEU PASSADO ESTÁ NO MEU PRESENTE!


Gracinda Calado

O meu passado vive sempre no meu presente.

Nas manhãs, quando o sol derramava sua luz, cor de ouro, como fazia nos jardins floridos de minha terra, eu me iluminava com o brilho de seus raios!

A água cristalina dos rios descia banhando as cordilheiras verdejantes das encostas da serra cobertas de flores silvestres, deixavam um perfume de mato verde e virgem sobre as colinas.

Nos arvoredos os pássaros coloridos e cantadores, saltavam de galho em galho, numa alegria louca à procura de seus filhotes.

Às margens das estradas, numerosas barracas deixavam à amostra variedades de frutas para vender aos que ali passavam.

O sabor e o cheiro do mel que escorria pelos cantos da boca, verdadeiro alimento dos deuses, oferecido pelas abelhas, adoçavam a nossa vida de criança.

Nos quatro cantos da serra de Baturité, o silencio chegava devagarzinho preanunciando o vento que passava rasteiro e logo o dia ia morrendo entre as árvores mais antigas e entre os bambuzais que se entrelaçavam pela força dos ventos da noite.

O cheiro de saudade anunciava a energia daquele lugar onde voltamos para ver e onde passamos horas de quietude e solidão, olhando tudo e sentindo tudo como antigamente...

As lembranças de minha terra encheram meus olhos de lágrimas e meu coração de saudades, uma sensação boa das lembranças do passado, como se o presente houvesse roubado a cena.

Chegou à hora de partir, mas levarei para o meu presente e meu futuro o meu passado fantasiado de vida e de emoções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário