domingo, 20 de janeiro de 2013

40 anos do colégio Piamarta Aguanambi

40 anos do Colégio Piamarta

Gracinda Calado  ( Ex-professora desse estabelecimento de ensino e orientadora de aprendizagem do sistema de tve durante 20 anos)

O Cento educacional da juventude nasceu de um ideal carismático de um filho de Deus consagrado que seguindo os passos de João Piamarta, nomeou esse monumental sacrário de aprendizagem e amor, com o nome de CENTRO EDUCACIONAL PE. JOÃO PIAMARTA.

Jamais poderemos esquecer os feitos de seu fundador Pe. Luis Rebuffini, que tocado pelo espírito evangelizador, iniciou esta obra majestosa que será imortalizada pela causa da criança pobre, carente, abandonada com propostas de revitalização da vida, da dignidade e da formação cristã.

Pe. Luis Rebuffini nunca mediu esforços nem sacrifícios na causa paterna de seus meninos. Nunca os abandonou, nem mesmo quando a sua saúde estava decaindo, ausentou-se para tratamento de saúde, mas nunca esqueceu seus filhos como os chamava sempre, e os filhos tinham nele o grande pai, aquele em que podiam confiar, conversar e até agradecer.

Quantos meninos foram educados e profissionalizados, alguns doutores, professores, dentistas, bancários, militares e outras profissões, graças aos cuidados, doação e dedicação do Pe. Luis.

O sonho não acabou, pois os filhos piamartinos que o PE. Luis criou desde pequeninos em seu seio, hoje se espalham por todo o território brasileiro, levam no coração a marca, o exemplo daquele que dedicou sua vida; deixou seu torrão natal, sua família, seus amigos, para fazer homens de bem, dignos, felizes e tementes a Deus.

Não podemos deixar de salientar o amor, “a menina de seus olhos”: A Banda de Música D. Luiza Távora, que sempre encheu de orgulho e felicidade seu coração de pai e fundador.

Seu projeto de vida era arrebanhar garotos órfãos , abandonados,, filhos de pais desorganizados socialmente para formar a grande família, seguindo os passos do venerável Pe. João Piamarta, fundador da Congregação de Nazaré.

O INICIO DAS ATIVIDADES:

O Centro Educacional da Juventue Pe. João Piamarta foi inaugurado no dia 2 de Julho de 1972, com a formação da Banda de música juvenil “ D. Luiza Távora”, consequentemente no dia 20 de Março de 1973, iniciou seu primeiro ano letivo com atividades pedagógicas dentro da filosofia do amor e da fraternidade. A clientela era formada pelos alunos da própria Comunidade e adjacências, sob a direção da professora Elisanda Baio de Barros Oliveira e seus diretores auxiliares, professor Marcelo Magalhães Facundo e Luiz Fernando de Barros. Além dos especializados professores que formavam um corpo de educadores dignos de enfrentar tão importante tarefa de educar e informar, oportunizar aos alunos as transformações sociais que tanto o mundo espera. As crianças foram matriculadas no ensino de 1º Grau.

Em 1974 foi implantado o Sistema Educacional de TV Educativa, pioneiro na rede estadual de ensino do Ceará.

O Centro Educacional da Juventude serviu de modelo padrão nesse novo método de ensinar, desenvolvendo a capacidade cognitiva dos alunos além de socializá-los dentro de um ambiente amigável e familiar. Estendeu-se às escolas de todo o estado do Ceará e alguns estados vizinhos. O novo sistema educacional era ministrado em cada tele-sala por orientadores habilitados e preparados para as finalidades sócio-educacionais cujo exemplo era estabelecido em todo território nacional. O brilho do saber estampava-se em cada olhar, em cada rosto e a alegria dos pais era incontestável nos relacionamentos com os professores.

Em 1975 foi implantado o Ensino de 2º Grau tendo como diretor pedagógico o professor Vicente Gomes de Oliveira. Por exigência do Pe. Luis, para garantir e favorecer a continuidade dos alunos aprovados no 1º Grau disponibilizaram-se os cursos de: Enfermagem, agropecuária, eletrônica, laboratório de análise, além do ensino de música para alunos do 1º grau.

Durante os 40 anos de sua existência, o Centro educacional Pe. João Piamarta enfrentou momentos difíceis, e também gloriosos. A dedicação, luta e trabalho de seus dirigentes, fizeram a diferença na formação de seus alunos, tornando-os homens fortes, e envolvidos com as transformações do mundo contemporâneo.

As vitórias e os parabéns desta data não devem somente aos que fazem o colegiado, mas de toda uma comunidade envolvida no projeto de formar um cidadão participativo e atuante na sociedade.

40 anos são passados e o vento do Espírito ainda sopra, impulsionando seus dirigentes e orientadores que não medem sacrifícios para levar em frente a continuidade de um projeto nobre como educar, formar e servir aos que precisam.

Diretamente a responsabilidade hoje é de seus dirigentes e abnegados educadores: Pe. Elvis Marcelino de Lima (diretor administrativo) e da professora Rosangela Marques (diretora pedagógica), além de professores, funcionários, se deixarem florescer a semente que foi plantada no passado distante seus frutos continuarão alimentar a fome do saber aqui e em todas as partes do mundo por onde pisar um eis- aluno piamartino.

Muitos por aqui passaram, deixaram marcas, criaram asas e aprenderam voar sozinhos para outras plagas, levaram o nome que um dia explodiu e brilhou como um sol, uma luz divina no planalto da av. Aguanambi . Graças aos competentes e abnegados professores e diretores que souberam honrar o nome deste colégio, amando-o como a um filho nascido de suas entranhas.

Parabéns ao nosso fundador Pe. Luis Rebuffini, aos incentivadores e criadores de almas do passado, e do presente que sabem tão bem tornar realidade o projeto inicial do bem. Aos que dedicaram e aos que dedicam sua vida a serviço do próximo e dos carentes e abandonados da sorte e da sociedade, aos que se entregam a verdadeira causa de Cristo mostrando os caminhos do bem e da justiça. A todos os que cooperam nesta causa de evangelizar educando e fazendo formadores de almas, parabéns.

Parabéns à família Piamarta Aguanambi que espera corresponder as honras e vitórias que registraram a história de um sonho que se tornou realidade e hoje comemora seus 40 anos de vida e de glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário